sábado, 16 de outubro de 2010

Dias de Poesia

Tem dias que estou mais para a música, noutros estou mais para os livros. Hoje estou para a poesia, mas não sei bem o que isso quer dizer.

Nos dias de música, meus ouvidos só se abrem para lindas melodias e meu único desejo é correr pelos prados da minha imaginação, rodopiando, cantando e dançando os belos sons que tocam dentro de mim.

Nos dias de livros, fico bem quieta em meu quarto, decifrando em silêncio, palavra após palavra, a história do livro que estiver na minha cabeceira. Às vezes leio vários de uma vez só, me esqueço das horas, do almoço, da vida, de tudo. Nem abro a boca que é pra não quebrar o eco das palavras que flutuam no meu pensamento.

Hoje estou mais para a poesia. Nesses dias posso ficar muda ou murmurante; mas hoje estou muda. Nesses dias caminho com certa cautela, passos bem medidos, que é pra não deixar transbordar de uma vez toda a emoção que carrego no peito. Olho pras coisas e elas não parecem as mesmas (porque não são). Faço um carinho no meu gato como se acariciasse o meu amante, e meu coração dispara quando ouço seu ronronar de agradecimento.

Passeio pela casa, busco um alvo para disparar minha inspiração. Se não encontro nada, suspiro. E me contento em deitar-me junto a meus pensamentos, abraçando-os, respirando-os, vivendo-os, amando-os. Para depois esquecê-los quando chamada de volta à vida real. Me sinto uma rainha, atada à sua coroa; quero viver nos meus sonhos, mas não posso deixar de reinar minha vida.

Mas às vezes, escrevo. Hoje escrevi. Amarro com muito cuidado a poesia nas palavras, para não fugirem mais de mim. E mesmo que a realidade me chame de volta para esse mundo que pulsa, corre, e exige demais, sei que não será difícil reencontrar a leveza da poesia nas asas das palavras que escrevo. Porque elas tem asas, as palavras. As minhas tem. E voam para todos os cantos; com poesia, voam ainda mais longe.

E depois de ter voado nas asas de minhas próprias palavras, posso repousar no colo do meu sonho e suspirar, realizada, completa. Poeta.

Adoro os dias de poesia.

Um comentário:

Berriel disse...

Nesses dias (eu também) caminho com certa cautela