domingo, 3 de maio de 2009

Erros x Escolhas

Erros não existem. Às vezes achamos que tomamos decisões erradas no passado, que perdemos uma grande oportunidade de ser feliz; costumamos pensar: “E se tivesse sido diferente?”, fantasiando histórias que jamais poderiam ter acontecido, só pela incômoda insatisfação de nunca saber o que o futuro nos reserva. Tão estranho como imediatamente jogamos fora tudo o que vivemos só pelo vislumbre de algo tão incerto quanto o que escolhemos primeiro! Não existe isso de escolha certa ou errada, de decisão boa our ruim; tudo o que existe são apenas escolhas.

Podemos escolher ter o cabelo curto ou comprido; usar maiô ao invés de biquini; optar por uma carreira clássica ou preferir a vida artística; ter uma vida regrada ou simplesmente nunca olhar para o relógio. Escolhemos ser felizes para sempre com um marido, filhos e uma casa com jardim, ou simplesmente ser feliz sozinha, ter animais de estimação comocompanhia e sair todas as noites com amigos.

Mas nunca podemos dizer que as escolhas que fazemos são “ruins” ou “boas”, que “tudo teria sido melhor se tivesse sido de outra maneira”. Porque se fosse diferente, não seríamos nós. As escolhas que fizemos no passado constroem as pessoas que somos no presente, e as escolhas que fazemos no presente refletem em quem seremos no futuro. A vida é feita de escolhas. Se pudéssemos refazer todas as escolhas do passado, nossas vidas não seríam as mesmas. As coisas boas que nos aconteceram por causa das escolhas ditas “erradas” não existiriam. E continuaríamos insatisfeitos, desejando poder mudar tudo novamente.

Essa é a verdadeira beleza da vida: saber que não se pode voltar atrás, mas que sempre é possível seguir em frente, na direção que preferirmos. Talvez você opte por um corte de cabelo muito curto e não fique contente com isso; mas com o tempo o cabelo crescerá, e voltará a ser como antes, e talvez você até o corte novamente, de outro jeito. No entanto, se não tivesse cortado o cabelo, jamais saberia sua reação.

Assim, nunca sabemos o que nos aguarda no fim do arco-íris; mas certamente, entre penhascos brumosos e vales ensolarados, sempre conseguimos encontrar a felicidade. Sejam quais forem nossas escolhas.

*Filme inspirador:
- Ao Entardecer (Evening)

Um comentário:

dos sonhos disse...

Taí um assunto pra você conversar com o professor de filosofia.

Acho que tá lindo. Mas é unilateral demais. Eu penso que há escolhas erradas, mesmo que não haja escolhas certas.

Do seu ponto de vista, está certo e tal. Mas, mesmo sem a certeza, eu acredito que algumas decisão de efeito à longo prazo são definitivamente erradas.

Por exemplo: Deixar de estudar pra trabalhar. Quando você perder seu emprego na crise, vai perceber que fez a escolha errada.

Se você tiver estudado e no futuro perder o emprego, não significa que fez a escolha errada - pois você terá os instrumentos para arranjar outro emprego.

Então, acho que há excessões (principalmente em situações universais e de longo prazo). Mas de resto, lindissimo post.