quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aquários

Gosto de aquários. Toda a vida tive fascínio por grandes tanques de água com corais, algas, conchas, pedras e repletos de peixes coloridos de diversas formas e tamanhos, de água doce ou salgada. Acho curioso ver os peixinhos nadando de um lado pro outro, comendo um pouquinho, nadando mais um cadinho, pra lá e pra cá, e só. Eu gosto de aquários.
Já tive três.
O primeiro quando ganhei, era nova ainda, não tinha muito jeito pra cuidar dos peixes, acabaram morrendo, não tive paciência, joguei fora tudo. Mas foi bom pra saber como era.
O segundo, já foi diferente. Escolhi um tanque bem bonito, grande, resistente, dei a ele o melhor lugar da casa, na estante da sala, bem visível, com muito destaque. Cuidei dos peixes, lindos, de cores bem vivas. Me dava a maior alegria aquele aquário, cuidei dele todos os dias por dois anos. Mas os peixes morreram. Os corais ficaram doentes. O lodo tomou conta de tudo. Tentei limpar bem, me livrei do que estava doente, comprei peixes novos. Mas não se adaptaram, morreram em poucas semanas e o aquário rachou por completo.
Na terceira vez já estava quase desistindo, não queria mais saber de aquários, dão muito trabalho. Mas então vi um daqueles redondos, pequenos, simples, de filme ou desenho animado. Achei tão bonito, tão singelo. Já vinha com um peixe dentro, pequenino, de rio, douradinho. Bonitinho. Levei pra casa.
Hoje ele fica sobre a cômoda, no meu quarto, e não tem nada de mais: só o peixe e umas pedras no fundo. Dou comida todos os dias e é o bastante. Às vezes fico triste e nos encaramos longo tempo, eu e o peixe, brincando de sério, tentando decifrar o pensamento um do outro. Depois ele volta a nadar e eu vou fazer outra coisa.
Aquários não me dão mais tanta alegria quanto antes, já não me dedico inteiramente a cuidar deles. Não vale tanto a pena assim. Agora gosto de flores e planejo ter um jardim. Mas esse meu último aquário, o redondinho, com o peixinho douradinho, ainda está lá, em cima da cômoda, e não me dá incômodo nenhum. Continua lá, vivinho, e eu também. Acho que esse aquário vai durar por um bom tempo. Talvez uns dez anos. Me disseram.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, aquários, bastaria olhar sem bater no vidro?